Menu

Depilação

  • 04 de Junho de 2020

Evitar exposição solar nos dias seguintes a depilação.

A depilação pode ser considerada um procedimento de higiene e bem-estar, Porém é praticada com objetivos estéticos, em função da moda e dos hábitos da sociedade e da cultura.

Para a depilação é necessário que a pele não se encontre em processos inflamatórios, tais como: Acnes, foliculites, herpes, micoses, psoríase, entre outras. Não há restrições nos casos de vitiligo, melasma (manchas causadas pela exposição excessiva ao sol, uso de anticoncepcionais e gravidez), varizes.

A pele é a capa que recobre o corpo humano. Sua espessura varia de acordo com a região do corpo, com a faixa etária do individuo e com o gênero. A pele é formada por três camadas: epiderme, derme e hipoderme.

Os pelos são hastes queratinizadas produzidos pelos folículos pilosos. Sua espessura varia de alguns centésimos de milímetro até 0,30mm. O pêlo varia também em função da etnia. O pêlo é estruturado em duas partes: a raiz (que fica dentro do folículo piloso) e a haste ou talo (que fica fora do folículo piloso).

Em cada processo depilatório há formas diferentes para a remoção dos pêlos. Os processos com lâminas, alguns depilatórios elétricos, cremes e loções depilatórias fazem a remoção dos pêlos pelo corte dos mesmos na haste ou talo. Já os processos com ceras, eletrocoagulação, laser e pinça fazem a remoção pela raiz., promovendo assim um tempo maior entre uma depilação e outra.

Recomendações e dicas

Evitar exposição solar nos dias seguintes a depilação.

Para evitar o aparecimento de pelos encravados no corpo, aconselha-se uma esfoliação no local a ser depilado três dias antes e três dias depois do processo depilatório.

Hidratar a pele diariamente.

Evitar temperaturas muito elevadas durante o banho.

Aguardar o crescimento do pelo até aproximadamente 0,5 cm antes de nova depilação.

Observações:

Após a depilação com cera, é normal notarmos uma ligeira vermelhidão na pele. Esta vermelhidão é causada pela ativação dos vasos sanguíneos, em função da aplicação do depilatório a frio ou pelo calor da cera quente.

Pode haver sangramento na região do rosto, axilas e virilha quando depiladas.

Metodos:

LÂMINA

Quem está acostumado a fazer a barba conhece bem essa técnica: é prática, indolor, mas, como age superficialmente sobre os pêlos, o processo deve ser repetido após dois ou três dias. Em vez de água e sabão, o ideal é usar, durante o procedimento, espumas e géis próprios para depilação. "Esses produtos foram desenvolvidos com tecnologia para suavizar a pele e juntar mais os pêlos, facilitando o trabalho da lâmina", diz a dermatologista Inaê Cavalcanti, do Hospital das Clínicas da USP. Por ser feita de níquel, a lâmina não deve ser usada por pessoas alérgicas ao material.

CERA QUENTE

Realizado geralmente em salões de beleza, o método é um pouco dolorido, mas tem maior durabilidade: os pêlos demoram cerca de 15 dias para crescer. Por dilatar os poros, tem mais tendência a provocar microvarizes. É importante observar se o estabelecimento usa cera descartável, que é higiênica.

CERA FRIA

Age como uma espécie de "fita adesiva", que cola no pêlo e o leva junto quando a cera é puxada. De fato, possui goma arábica, substância também usada como cola. É mais fácil de ser manuseada do que a cera quente, mas causa mais alergia. O resultado dura cerca de 15 dias.

CREMES DEPILATÓRIOS

Agem quimicamente, amolecendo a estrutura do pêlo e fazendo-os cair. Como não tiram o bulbo (a "raiz" do pêlo), têm pouca durabilidade (cerca de três dias). São encontrados em farmácias e podem ser aplicados em casa sem dificuldade. O método é indolor, mas é preciso fazer um teste para ver se não causa alergia.

LASER

Apesar de ser a técnica mais cara, pode acabar com a necessidade de se depilar no futuro, já que, após algumas sessões, faz a chamada depilação definitiva. O número necessário de aplicações varia -geralmente, são feitas, no mínimo, quatro. Como a onda de laser é atraída pelo pigmento escuro, raramente tem efeito em pêlos brancos ou muito loiros. Também é preciso ter mais cuidado com peles bronzeadas ou negras. "O laser não diferencia o que é pele do que é pêlo", diz a dermatologista Luciane Scattone.

Apesar de ser a técnica mais cara, o laser pode acabar com a necessidade de se depilar no futuro, pois realiza, depois de algumas sessões, a chamada depilação definitiva.

Segundo Inaê Cavalcanti, já é possível regular os aparelhos para esses tipos de pele. A técnica deve ser aplicada por um profissional treinado: se for mal conduzida, pode causar queimadura ou deixar cicatrizes.

ALERGIAS

As ceras e os cremes depilatórios contêm substâncias que podem irritar a pele. Nesse sentido, a cera fria é pior do que a cera quente. Em relação a essa última, produtos mais naturais (como a cera de mel) são melhores. No caso dos cremes depilatórios, é preciso fazer um teste antes de usar: basta aplicar o produto em uma pequena área do corpo, deixar por 30 minutos e ver se o local fica vermelho.

Para diminuir a irritação da pele, após a depilação deve-se passar um gel ou uma loção com substâncias calmantes, como camomila e babosa.

PARTES DO CORPO

Praticamente todas as partes do corpo do homem podem ser depiladas, inclusive a área em volta dos genitais (ânus e virilha). Peito, costas, abdômen, barba, orelhas e sobrancelhas são as regiões para as quais há mais procura por depilação masculina.

BARBA

Cansados de fazer a barba quase todos os dias, alguns homens recorrem à depilação com cera ou com laser para diminuir ou eliminar os pêlos. Muitos também o fazem por terem foliculite (infecção dos folículos pilosos caracterizada por pequenas bolas vermelhas com pus).

Por ser uma região com pêlos mais grossos, é uma das mais doloridas a ser depilada. Alguns médicos chegam a desaconselhar a prática.

Para quem tem vergonha de ir a um salão de beleza comum, alguns institutos se especializaram em atender o público masculino.

"Não recomendo. É muito sofrido e, no caso da depilação definitiva, descaracteriza o rosto do homem. Quem tem problemas com a lâmina pode usar o barbeador elétrico, por exemplo", diz a dermatologia Ana Lúcia Recio.

Para a dermatologista Luciane Scattone, o ideal é aplicar o laser em pequenas regiões da barba que sempre encravam ou na metade de cima do rosto, quando os pêlos sobem muito e chegam perto do olho.

DEPILAÇÃO SÓ PARA HOMENS

Para quem tem vergonha de ir a um salão comum, alguns institutos se especializaram em atender o público masculino. No Rio de Janeiro, a rede de depilação feminina Pello Menos abriu, de 1998 para cá, duas casas especializadas em depilação para homens -a Poko Pello. Segundo Luana Saraiva dos Santos, assessora da diretoria da empresa, a idéia surgiu ao observar o interesse dos maridos das clientes no serviço. Cliente da Poko Pello, o fisiculturista Daniel Cruz se depila há quatro anos. "No início, dói mesmo, mas, depois, você se acostuma. E o resultado compensa", garante.

Em São Paulo, o carro chefe da HB Estética Masculina, que funciona há oito anos, é a depilação. "Todos os profissionais são homens", diz o diretor, Kamillo Chelles.

Fontes: Dermatologistas Ana Lúcia Recio, Inaê Cavalcanti, Luciane Scattone e Maria Silvia Laborne.
Fonte: http://www.analuciarecio.com.br/texto_midia.php?cod=387


Clique abaixo e leia outros
Artigos Publicados no Site

Sex Shop Gay